O Poder de Transformação do Solid Edge

Parte #1
Os Desafios que Todas Empresas Enfrentam

Este artigo esta dividido em 4 partes onde você poderá perceber os benefícios do Solid Edge e a como sua empresa pode iniciar sua jornada em busca da transformação digital.

          • Parte #1: Os Desafios que Todas Empresas Enfrentam;
          • Parte #2: Como podemos fazer a transição de ferramentas de projeto na Engenharia;
          • Parte #3: Por que usar o Solid Edge? Um estudo de Caso da K S Electromech;
          • Parte #4: Calculando o retorno sobre investimento do Solid Edge.

A Plataforma Siemens Digital Innovation

Como sabem, a Siemens entrega a fundação de softwares para empresas digitas – isso é realizado através da Plataforma Siemens Digital Innovation. Para grandes empresas, ou pequenas e médias empresas e até mesmo startups, a plataforma de inovação da Siemens fornece as soluções que os clientes precisam para atingir os desafios de engenharia e manufatura.

Essas soluções abrangem áreas que você pode estar familiarizado como design mecânico e elétrico e a simulação da performance do produto, mas elas também incluem outras áreas como gerenciamento  e análise de dados. Incluindo também, através da manufatura, o planejamento, automação e execução de todo o processo de manufatura.

O Solid Edge é um componente essencial na estratégia da Siemens para garantir que empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar da Plataforma Siemens Digital Innovation.

Para muitas companhias, o Solid Edge é o ponto de entrada certeiro para a Plataforma Siemens Digital Innovation.

Fabricantes em todo o mundo enfrentam desafios semelhantes

Nós visualizamos três tendências que impactam diretamente os fabricantes

  • #1. Aumento da competição global, tanto em mercados maduros ou mercados em desenvolvimento;
  • #2. Aumento da complexidade dos produtos para atender as demandas dos clientes
  • #3. Fornecedores de software direcionando os clientes a licenças de assinatura.

#1. Aumento da Competição Global – Mercados maduros e em desenvolvimento

Fabricantes em países maduros podem competir mais com base nos recursos do produto e em sua reputação anterior no fornecimento de produtos confiáveis e de alta qualidade. Por outro lado, fabricantes em países em desenvolvimento podem ter competido mais por preço, pois tem acesso a custos salariais mais baixos. No entanto, estão cada vez mais competindo nas mesmas áreas, características e inovações, que países maduros.

Essa competição global está pressionado cada vez mais os fabricantes a trazerem novos produtos, altamente competitivos ao mercado, de forma rápida, para que possam enfrenar um dos desafios que é a crescente concorrência.

Uma implicação dessa tendência é que os fabricantes estão enfrentando uma pressão crescente para trazer produtos exclusivos e otimizados para o mercado mais rapidamente, enquanto garantem desempenho e confiabilidade. Como mostrado no gráfico, fabricantes que conseguem introduzir produtos no mercado antes da concorrência se beneficiam de maior lucratividade e maior participação de mercado (market share).

As empresas precisam trazer novos projetos para o mercado rotineiramente, com menores custos de desenvolvimento de produto e menores custos gerais.

Os melhores no desenvolvimento de produto se diferenciam da concorrência por:

  • Fornecer cotações mais rapidamente
  • Entregar produtos mais rápido ao mercado com um nível alto de personalização
Gráfico Tech-Clarity tt
Fonte: “Driving engineering-to-order differentiation and profitability”, Tech-Clarity 2016

O gráfico mostra as áreas onde os melhores se diferenciam da concorrência – é possível ver a velocidade de entrega de cotações e do produto final.

Outra possibilidade é capturar as melhores práticas de desenvolvimento de produtos – tanto nas áreas de processo de fluxo de trabalho quanto na seleção de componentes – isso garante que processos e componentes comprovados sejam usados por funcionários novos ou menos experientes.

#2. Aumento da complexidade de produtos para atender as necessidades do cliente

A segunda tendência que vemos é a de produtos mais complexos – personalizáveis e conectados. As indústrias estão lutando para projetar produtos conectados e personalizáveis e, claro, negócios de pequeno e médio porte estão sujeitos às mesmas tendências que afetam os fabricantes globais. Fabricantes de menor porte geralmente estão na cadeia de suprimentos de grandes fabricantes de equipamentos.

Não é fácil levar produtos de alta qualidade ao mercado rapidamente – e a crescente complexidade dos produtos, por exemplo, em termos de conteúdo eletromecânico, pode retardar o processo de desenvolvimento do produto e resultar em atrasos no tempo de comercialização, perda de receita, excedentes no orçamento do projeto e baixa qualidade do produto.

Impacto da Crescente Complexidade (últimos cinco anos). Fonte: “Driving engineering-to-order differentiation and profitability”, Tech-Clarity 2016

Esta pesquisa da Tech-Clarity mostra o impacto do aumento da complexidade do produto nas principais métricas de desempenho dos negócios, incluindo tempo de lançamento no mercado, qualidade do produto e metas de custo perdidas.

A possibilidade é introduzir processos de desenvolvimento de produtos mais rápidos e flexíveis, com base em um gêmeo digital do produto que é aprimorado e utilizado ao longo do ciclo de vida do produto.

#3. Fornecedores de software direcionando clientes para o licenciamento de assinatura

A terceira tendência é que alguns fornecedores de software estão direcionando seus clientes para o modelo de licenciamento por assinatura e soluções baseadas em nuvem.

A implicação é que alguns fornecedores clientes estão sendo forçados em um modelo único de compra de software, dessa forma eles não possuem flexibilidade para escolher o tipo de licenciamento que se encaixa com seus planos e estratégias de negócio.

A função da Siemens e da Produttare Software é entregar ao cliente escolhas: licenciamento perpétuo ou assinaturas mensais ou anuais. Isso tudo possível também em recursos baseados em nuvem com software CAD comprovado.

Continue lendo esse artigo

PODEMOS AJUDAR?

Entre em contato conosco pelos nossos contatos canais de atendimento. Teremos o prazer em apresentar nossas soluções e como podemos contribuir com resultados para sua empresa.

Rolar para o topo